Hatha Yoga Básica

As nossas aulas de Yoga primam pela excelência. São conduzidas com tranquilidade, leveza e profundidade para ajudar você a preencher sua expectativa e necessidades de um melhor relacionamento com o seu corpo e com o mundo.

Introdução à aula

Hatha Yoga é uma prática milenar que engloba exercícios físicos, respiratórios, concentração, relaxamento e momentos de meditação. Sua origem está na antiga sabedoria da Índia, sendo uma técnica que possibilita ao ser humano desenvolver um estado físico e mental saudável, renovado e tranquilo.

Com a prática do Hatha Yoga os músculos do corpo são tonificados, os órgãos internos massageados, o funcionamento das glândulas é equilibrado,

problemas respiratórios, digestivos e de coluna são revertidos ou evitados e a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração são significativamente melhorados.

A palavra YOGA é derivada da raiz sânscrita YUJ, que significa

ligar, juntar, unir, concentrar a atenção, simbolizando a união do ser humano com ele mesmo. Homens e mulheres sofrem de estresse na turbulência dos grandes centros, o que tem causado um estado interno de desconforto e desorientação, entorpecimento e o SPA –Síndrome do Pensamento Acelerado. O(a) aluno (a) sente os benefícios da prática já na primeira aula, os quais são cumulativos e crescentes. A prática regular do Yoga proporciona bom estado de saúde física e mental. As posturas, o alongamento e os exercícios respiratórios lhe restauram noites de sono reparador.

 

A prática regular do Hatha Yoga traz você de volta a sua natureza interna lhe ajudando a resgatar este contato consigo mesmo, você aprende também a exercitar-se de maneira consciente, a respirar ampla e tranquilamente, pratica a concentração e o relaxamento físico e mental.

Hatha Yoga é composto de Ássanas (posturas) e Pranayamas (exercícios respiratórios), Relaxamentos Atitude Mental e momentos de Meditação.

 

Preparação para a aula

Para que você obtenha os melhores resultados da prática, observe os três sagrados princípios desta milenar arte:

 

1. Ahinsa

Significa exercer a não violência com o seu corpo.

Supõe um profundo amor e compaixão por si mesmo e por sua história de vida.

2. Tapas

Exercendo ahinsa – a não violência – lhe ajudará a trabalhar com cuidado e carinho, sempre dentro das condições atuais do corpo, o que lhe permitirá praticar naturalmente tapas que significa ir além dos limites que você mesmo criou para você dentro da sua mente.

3. Sathya

As memórias da sua história de vida estão gravadas no seu corpo.

Sathya supõe ser verdadeiro com a sua história, com o seu corpo, com a sua evolução natural.

 

Benefícios do Yoga

  • Paz
  • Elegância
  • Auto Estima
  • Beleza
  • Força e Resistência
  • Vitalidade
  • Fortalecimento do Sistema Imunológico
  • Flexibilidade
  • Energia
  • Relaxamento
  • Quietude Mental
  • Equilíbrio Memorização
  • Fortalecimento da Musculatura
  • Reflexo

Professora de Yoga, tradutora-Intérprete, com especialização em aprendizagem acelerada e psicanalista. Tem formação em Hatha Yoga com ênfase da escola do Mestre Rojo-USP. A professora Sarita participou de Congressos Internacionais de Yoga e Meditação na Universidade de São Paulo. Frequentou o programa de Meditação Mindfulness, em oito semanas, na Unifesp, que adota protocolo da Universidade de Oxford, bem como os workshops e vivências de Meditação Cristã com monges beneditinos da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã, coordenados por Lawrence Freeman, em São Paulo. Praticante desta milenar arte – o Hatha Yoga – há duas décadas. É também responsável pela Clínica de Yoga do Instituto Ciência e Luz. Integra o grupo de professores voluntários do Projeto YAM Yoga-Ayurveda-Meditação para adolescentes em medida sócio-educativa da Fundação Casa. É especialista em aulas para adultos, jovens e gestantes.