Detalhes do evento

Travessia – Retiro de Meditação, Silêncio e Cura Interior no carnaval 2018

Um retiro para a purificação e equilíbrio da mente e saúde do corpo. Para todo aquele que busca a ampliação da força da vida interior e da ação focalizada.

 

Sobre o retiro

Um encontro do autoconhecimento e cura interior, rumo ao caminho do coração, navegando ao encontro do seu Eu – impronunciável – Sagrado.

Uma imersão na meditação com uma programação amorosa que promove uma quebra dos automatismos e condicionamentos da mente. Isto significa uma grande mudança de estado, transformação que perdurará por todos os dias de sua vida.

Uma oportunidade única de aprofundar sua prática meditativa, vivenciando-a em várias sessões ao longo do dia, variando entre meditação sentada, em passos lentos, em movimento, ao ar livre além dos encontros breves de ensinamentos.  O participante sairá desta experiência entendendo o poder e a importância da meditação e do silêncio em sua vida. Entenderá o valor do tempo e como você pode, através da meditação, estar em paz e tranquilo no tempo, vencendo angústias pelo poder da sua atenção plena. Assim, o tempo será usado de maneira  produtiva, permitindo que o mesmo trabalhe de forma excepcional a seu favor. Sua mente se beneficiará – com fecundidade – do gentil trabalho corporal e respiratório do Hatha Yoga e outras práticas na natureza.

 

Frutos que vou colher desta experiência

Neste processo de travessia – do mar agitado da mente para as águas tranquilas – quem o acompanha é a voz amorosa e tranquila de quem tem o mapa, o condutor, que vai lhe dando a segura direção até a outra margem. Quais são os frutos que colheremos desta incrível viagem? Fortaleza, sabedoria, quietude, compaixão, saúde, descanso profundo, paz, alegria, relaxamento, contentamento, liberdade, excelência.

Você concluirá esta experiência sabendo relaxar o corpo e como produzir uma mente tranquila e uma alma feliz.

 

Celebração Festiva

Ao final do Retiro celebraremos com festa e alegria a vitória conquistada.

“Eis que faço nova todas as coisas” é o nome da nossa celebração final.

Para a nossa celebração final de encerramento, favor levar uma roupa bonita, simples e confortável, aquela na cor e no jeito que você mais gosta de vestir.

(veja no programação sobre a roupa que você vai usar na maior parte do tempo, bem como o restante dos itens que você deve levar).

 

Público Alvo

1- Para todos os interessados em vivenciar na prática a Meditação. 2- Para quem já pratica alguma técnica e quer vivenciar a Meditação mais profundamente. 3- Para quem nunca praticou a Meditação e quer ingressar nesta experiência. 4- Da mesma forma, para todos aqueles que já fizeram o curso-treinamento de Meditação Integral e Meditação Cristã no Instituto Ciência e Luz. 

Notas:

1)Para este Retiro não é necessário ter prévio conhecimento de meditação.

2) O Retiro não corresponde ao curso de Meditação do Instituto Ciência e Luz. 

 

Local

Faremos esta valiosa experiência no nobre silêncio de um mosteiro. Trata-se do Santuário Ecológico Fazenda Emaús, um Mosteiro Franciscano, na privilegiada área rural de Itapecerica da Serra – SP. Uma paisagem com muito ar puro, ao som dos pássaros, onde sopram suaves os ventos da Mãe Natureza.

 

Programação

  • Trabalho com o corpo, a mente e a emoção: Práticas gentis, suaves e calmantes com alongamentos respiratórios do Hatha Yoga. Quando alongo o corpo ele relaxa e minha mente se expande.
  • Meditação – a prática leva à perfeição! Vivenciaremos diversas práticas meditativas  – intercaladas com caminhadas tranquilas na belíssima natureza local – inclusive com momento de meditação contemplativa.
  •  O sagrado descanso: resgatando a capacidade de repousar. Acompanhando as práticas, que produzem descanso mental e físico, teremos momentos reservados ao descanso físico e sono ao ar livre.
  •  Momentos de deserto: O “deserto” na tradição espiritual é o lugar do encontro com o Sagrado. As práticas do deserto nos levam a um profundo encontro com o Eu Feliz, Sagrado.
  • Meditação caminhando. A prática da AP-Atenção Plena (Mindfulness) Caminhadas tranquilas e relaxantes no silêncio da noite ou do sol, ou dos caminhos verdejantes do sítio. A prática AP-Atenção Plena será feita em alguns momentos, principalmente nas refeições.

Na tradição da meditação a compreensão de seus ensinos e sabedoria é frequentemente transmitida através de estorinhas, metáforas e parábolas. São páginas que ensinam, aquecem o coração e iluminam o saber.

 

O Silêncio Curativo

Mauna a sagrada prática que pode curar manas, a mente!

Mauna é a prática do silêncio – ou jejum de palavras – presente nas tradições do oriente e ocidente. Mauna é silêncio com valor. Não é algo imposto, não é um castigo, tão pouco é algo vazio ou sem sentido. Quando bem entendida e aplicada, esta prática ajuda a pessoa: 1-obter o autêntico autoconhecimento. 2-conhecer e frear a força do pensamento limitante  3-impedir o impulso da palavra desequilibrada. 4-autocontrole das emoções. 5-desenvolver a força de vontade. 6-desenvolver a capacidade da paciência etc. Com esta prática a desgastante irritabilidade simplesmente evapora, desaparece. Por isso que Mauna tem lugar de honra no Retiro Travessia.

 

O sino nas tradições do oriente e ocidente

O sino nos remete ao sagrado, ele tem o poder de nos tirar da angústia do tempo!

O sino será também usado na hora do despertar. O som do sino também poderá marcar a transição de uma atividade para outra, ou ser um gentil convite para o grupo se reunir.

Ao toque do sino nos reunimos para a oração noturna – tudo preparando uma noite de sono profundo e reparador.

Nota:  O tempo é usado de forma equilibrada e proveitosa. As práticas e atividades são bem dosadas e privilegiam também os intervalos para o sagrado descanso.

 

Sobre as refeições

A comida é caseira, saborosa, farta e de fácil digestão, conforme pede a prática meditativa.

Refeições sem carne, com opções variadas da horta.

 

Sobre as acomodações

As acomodações são do estilo apartamento, com a simplicidade e aconchego dos mosteiro, com vista para a bela natureza local. Temos apartamentos individuais, duplos e triplos.

 

Conduzem o Retiro

Sarita de Távora Domingues

FunçãoProfessora Responsável
Experiência20 anos
Biografia
Professora de Yoga, tradutora-Intérprete, com especialização em aprendizagem acelerada e psicanalista. Tem formação em Hatha Yoga com ênfase da escola do Mestre Rojo-USP. A professora Sarita participou de Congressos Internacionais de Yoga e Meditação na Universidade de São Paulo. Frequentou o programa de Meditação Mindfulness, em oito semanas, na Unifesp, que adota protocolo da Universidade de Oxford, bem como os workshops e vivências de Meditação Cristã com monges beneditinos da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã, coordenados por Lawrence Freeman, em São Paulo. Praticante desta milenar arte – o Hatha Yoga – há duas décadas. É também responsável pela Clínica de Yoga do Instituto Ciência e Luz. Integra o grupo de professores voluntários do Projeto YAM Yoga-Ayurveda-Meditação para adolescentes em medida sócio-educativa da Fundação Casa. É especialista em aulas para adultos, jovens e gestantes.

Dr. Toni Luiz

FunçãoResponsável pela Meditação Integral e pela Terapia
Biografia
Psicanalista, filósofo, teólogo, professor de Meditação, trainner em PNL e consultor para a TLT-Terapia da Linha do Tempo. Frequentou, desde os anos 80, várias tradições meditativas do oriente e cristã, como grupos da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã e, recentemente, o programa de Meditação Mindfulness, em oito semanas, na Unifesp, que adota protocolo da Universidade de Oxford. Viveu a vida monástica de meditação, silêncio e oração meditativa na austera ordem dos monges Trapistas no Sul do país.

 

Informações Relevantes

1. Reservas

Para informações sobre valores, formas de pagamento e para efetuar sua inscrição entre em contato conosco:

 

2. Data da saída

10 de fevereiro, sábado, às 8h da manhã.

3. Local da saída

Rua Vergueiro, 2345, esquina com a Rua Machado de Assis, este local fica a cem metros do Metrô Ana Rosa (tem uma padaria de nome Caires na esquina).

Importante! Pedimos, carinhosamente, à todos que se empenhem na pontualidade chegando no local meia hora antes da partida do transporte, a saber, às 7:30h da manhã.

4. Encerramento: 13 de fevereiro, terça-feira, às 15:30h.

5. Sobre o transporte

O nosso transporte partirá das proximidades do metrô Ana Rosa e levará a turma direto para o Mosteiro. Se você optar em ir de carro enviaremos o mapa. É muito fácil chegar.

 

IMPORTANTE: ESTE É UM RETIRO DE MEDITAÇÃO E SILÊNCIO, PORTANTO LEIA NOSSO CÓDIGO DE CONDUTA ANTES DE SE INSCREVER:

 

Informações sobre o Retiro Travessia

 

Informação do Evento
 Estrada da Ressaca, 1081 - Ressaca - Itapecerica da Serra
 Dr. Toni Luiz
 11 9 7209 9770
 instituto@institutocienciaeluz.com.br