Detalhes do evento

Travessia – Retiro Espiritual de Meditação, Silêncio e Cura Interior no feriado de 1º de maio

O Travessia, Retiro Espiritual de Meditação e Silêncio, ensina uma meditação de tradição Cristã. É uma promoção do Instituto Ciência e luz, que trabalha num enfoque integrativo da tradição espiritual e as conclusões da pesquisa científica. O mantra praticado é o Naues, na Unidade do Espírito Santo.

Sobre o retiro

Um encontro do autoconhecimento e cura interior, rumo ao caminho do coração, navegando ao encontro do seu Eu – impronunciável – Sagrado.

Uma imersão na meditação com uma programação amorosa que promove uma quebra dos automatismos e condicionamentos da mente. Isto significa uma grande mudança de estado, transformação que perdurará por todos os dias de sua vida.

Uma oportunidade única de aprofundar sua prática meditativa, vivenciando-a em várias sessões ao longo do dia, variando entre meditação sentada, em passos lentos, em movimento, ao ar livre além dos encontros breves de ensinamentos.  O participante sairá desta experiência entendendo o poder e a importância da meditação e do silêncio em sua vida. Entenderá o valor do tempo e como você pode, através da meditação, estar em paz e tranquilo no tempo, vencendo angústias pelo poder da sua atenção plena. Assim, o tempo será usado de maneira  produtiva, permitindo que o mesmo trabalhe de forma excepcional a seu favor. Sua mente se beneficiará – com fecundidade – do gentil trabalho corporal e respiratório do Hatha Yoga e outras práticas na natureza.

 

Frutos que vou colher desta experiência

Neste processo de travessia – do mar agitado da mente para as águas tranquilas – quem o acompanha é a voz amorosa e tranquila de quem tem o mapa, o condutor, que vai lhe dando a segura direção até a outra margem. Quais são os frutos que colheremos desta incrível viagem? Fortaleza, sabedoria, quietude, compaixão, saúde, descanso profundo, paz, alegria, relaxamento, contentamento, liberdade, excelência.

Você concluirá esta experiência sabendo relaxar o corpo e como produzir uma mente tranquila e uma alma feliz.

 

Celebração Festiva

Ao final do Retiro celebraremos com festa e alegria a vitória conquistada.

“Eis que faço nova todas as coisas” é o nome da nossa celebração final.

Para a nossa celebração final de encerramento, favor levar uma roupa bonita, simples e confortável, aquela na cor e no jeito que você mais gosta de vestir.

(veja no programação sobre a roupa que você vai usar na maior parte do tempo, bem como o restante dos itens que você deve levar).

 

Público Alvo

1- Para todos os interessados em vivenciar na prática a Meditação. 2- Para quem já pratica alguma técnica e quer vivenciar a Meditação mais profundamente. 3- Para quem nunca praticou a Meditação e quer ingressar nesta experiência. 4- Da mesma forma, para todos aqueles que já fizeram o curso-treinamento de Meditação Integral e Meditação Cristã no Instituto Ciência e Luz. 

Notas:

1)Para este Retiro não é necessário ter prévio conhecimento de meditação.

2) O Retiro não corresponde ao curso de Meditação do Instituto Ciência e Luz. 

 

Sobre o silêncio e a participação de casais nos retiros de Meditação e Silêncio

“Os cônjuges que sabem ficar sozinhos por um tempo – e aprendem a fazer silêncio – crescem em sua comunicação interna e na vida a dois. Quando cada um aprende a se amar mais e a gostar de estar à sós consigo mesmo, também aprende a respeitar a necessidade do outro de estar a sós por um tempo. É um aprendizado do amor e do respeito do próprio espaço e também do espaço do outro. A consequência é um crescimento na unidade do casal com uma comunicação mais consciente e terna, e revitalização da relação à dois. Este é um dos importantes segredos da vida conjugal feliz.” (Dr. Toni Luiz).

Este é um dos principais trunfos do sucesso do Travessia para os casais. Para saber mais sobre a grande importância do silêncio para o sucesso da experiência pessoal no Retiro veja o link no subtítulo “o silêncio curativo”, nesta página, mais abaixo.

Local

Faremos esta valiosa experiência no nobre silêncio de um mosteiro. Trata-se do Santuário Ecológico Fazenda Emaús, um Mosteiro Franciscano, na privilegiada área rural de Itapecerica da Serra – SP. Uma paisagem com muito ar puro, ao som dos pássaros, onde sopram suaves os ventos da Mãe Natureza.

Veja fotos do local clicando no link abaixo:

Fazenda Emaús – Mosteiro Franciscano

 

Programação

  • Trabalho com o corpo, a mente e a emoção: Práticas gentis, suaves e calmantes com alongamentos respiratórios do Hatha Yoga. Quando alongo o corpo ele relaxa e minha mente se expande.
  • Meditação – a prática leva à perfeição! Vivenciaremos diversas práticas meditativas  – intercaladas com caminhadas tranquilas na belíssima natureza local – inclusive com momento de meditação contemplativa.
  •  O sagrado descanso: resgatando a capacidade de repousar. Acompanhando as práticas, que produzem descanso mental e físico, teremos momentos reservados ao descanso físico e sono ao ar livre.
  •  Momentos de deserto: O “deserto” na tradição espiritual é o lugar do encontro com o Sagrado. As práticas do deserto nos levam a um profundo encontro com o Eu Feliz, Sagrado.
  • Meditação caminhando. A prática da AP-Atenção Plena (Mindfulness) Caminhadas tranquilas e relaxantes no silêncio da noite ou do sol, ou dos caminhos verdejantes do sítio. A prática AP-Atenção Plena será feita em alguns momentos, principalmente nas refeições.

Na tradição da meditação a compreensão de seus ensinos e sabedoria é frequentemente transmitida através de estorinhas, metáforas e parábolas. São páginas que ensinam, aquecem o coração e iluminam o saber.

 

O Silêncio Curativo*

Mauna a sagrada prática que pode curar manas, a mente!

Mauna é a prática do silêncio – ou jejum de palavras – presente nas tradições do oriente e ocidente. Mauna é silêncio com valor. Não é algo imposto, não é um castigo, tão pouco é algo vazio ou sem sentido. Quando bem entendida e aplicada, esta prática ajuda a pessoa: 1-obter o autêntico autoconhecimento. 2-conhecer e frear a força do pensamento limitante  3-impedir o impulso da palavra desequilibrada. 4-autocontrole das emoções. 5-desenvolver a força de vontade. 6-desenvolver a capacidade da paciência etc. Com esta prática a desgastante irritabilidade simplesmente evapora, desaparece. Por isso que Mauna tem lugar de honra no Retiro Travessia.

*Se você quer saber mais sobre o silêncio ou está intrigado com ele, leia nosso artigo.

 

O sino nas tradições do oriente e ocidente

O sino nos remete ao sagrado, ele tem o poder de nos tirar da angústia do tempo!

O sino será também usado na hora do despertar. O som do sino também poderá marcar a transição de uma atividade para outra, ou ser um gentil convite para o grupo se reunir.

Ao toque do sino nos reunimos para a oração noturna – tudo preparando uma noite de sono profundo e reparador.

Nota:  O tempo é usado de forma equilibrada e proveitosa. As práticas e atividades são bem dosadas e privilegiam também os intervalos para o sagrado descanso.

 

Sobre as refeições

A comida é caseira, saborosa, farta e de fácil digestão, conforme pede a prática meditativa.

Refeições sem carne, com opções variadas da horta.

 

Sobre as acomodações

As acomodações são do estilo apartamento, com a simplicidade e aconchego dos mosteiro, com vista para a bela natureza local. Temos apartamentos individuais, duplos e triplos.

Importante! Sobre as acomodações: Em Retiros de Meditação e Silêncio os casais, as pessoas da mesma família e os amigos não ficam hospedados no mesmo apartamento. Homens e mulheres ficam em alas diferentes. Esta regra está entre os costumes e práticas, de milenar tradição, que facilitam a prática do silêncio.

Conduzem o Retiro

Dr. Toni Luiz

FunçãoTerapeuta curador e orientador espiritual
Biografia
Psicanalista, filósofo, teólogo, professor de Meditação, trainner em PNL e consultor para a TLT-Terapia da Linha do Tempo. Frequentou, desde os anos 80, várias tradições meditativas do oriente e cristã, como grupos da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã e, recentemente, o programa de Meditação Mindfulness, em oito semanas, na Unifesp, que adota protocolo da Universidade de Oxford. Viveu a vida monástica de meditação, silêncio e oração meditativa na austera ordem dos monges Trapistas no Sul do país.

Sarita de T. Domingues

FunçãoProfessora Responsável
Experiência20 anos
Biografia
Habilidosa e experiente professora de Hatha Yoga com formação na ênfase da renomada escola do Professor Marcos Rojo - USP. Praticante desta milenar arte – o Hatha Yoga – há duas décadas, a Sarita ministra aulas para jovens, adultos, terceira idade e gestantes. É também responsável pela Clínica de Yoga do Instituto Ciência e Luz. É professora de Meditação Integral e Meditação Cristã. Participou de Congressos Internacionais de Yoga e Meditação na Universidade de São Paulo. A professora Sarita frequentou o programa de Meditação Mindfulness, em oito semanas, na Unifesp, que adota protocolo da Universidade de Oxford, bem como os workshops e vivências de Meditação Cristã, com monges beneditinos da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã, coordenado por Lawrence Freeman, em São Paulo. Tem formação em Psicanálise Transpessoal, é tradutora-Intérprete, com especialização em aprendizagem acelerada.

 

Informações Relevantes

1. Reservas

Para informações sobre valores, formas de pagamento e para efetuar sua inscrição entre em contato conosco:

 

2. Data da saída

10 de fevereiro, sábado, às 8h da manhã.

3. Local da saída

Rua Vergueiro, 2345, esquina com a Rua Machado de Assis, este local fica a cem metros do Metrô Ana Rosa (tem uma padaria de nome Caires na esquina).

Importante! Pedimos, carinhosamente, à todos que se empenhem na pontualidade chegando no local meia hora antes da partida do transporte, a saber, às 7:30h da manhã.

4. Encerramento: 13 de fevereiro, terça-feira, às 15:30h.

5. Sobre o transporte

O nosso transporte partirá das proximidades do metrô Ana Rosa e levará a turma direto para o Mosteiro. Se você optar em ir de carro enviaremos o mapa. É muito fácil chegar.

6. Hospedagem para quem vem de outro Estado ou possui pet

Você vem de outros estados, ou do interior? Precisa de hospedagem ao chegar em São Paulo? Ou, precisa de Hotel para seu Pet?
Selecionamos alguns links de hotéis (de diversos preços e com boa avaliação na internet) na região de Vila Mariana, local de onde sairá o nosso Transporte para o Mosteiro Emaús. Acesse nossa página e Saiba onde se hospedar

 

IMPORTANTE: ESTE É UM RETIRO DE MEDITAÇÃO E SILÊNCIO, PORTANTO LEIA AS ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES ABAIXO:

 

Orientações e Informações sobre o Retiro Travessia

 

Informação do Evento
 Estrada da Ressaca, 1081 - Ressaca - Itapecerica da Serra
 Dr. Toni Luiz
 11 9 7209 9770
 instituto@institutocienciaeluz.com.br