Por que a tradição milenar utiliza o silêncio como técnica?

“A saída para tratar a confusão da mente e retomar a autoconfiança e o próprio poder, está em compreender e seguir uma amorosa disciplina”.  (Dr. Toni Luiz)

 

As dietas higienistas ensinam: “se abster do alimento, de tempos em tempos, ajuda na limpeza e restauração do organismo”.  No que se refere à saúde mental, semelhante também é o “jejum de palavras” (o silêncio deliberado). Ele é fundamental na limpeza e purificação do aparelho mental, dos conteúdos nefastos que nos roubam a paz e a energia vital.

A maioria dos humanos sofre de SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) por estar com a mente projetada na angústia do passado ou na ansiedade do futuro. A prática do silêncio, quando bem compreendida e conduzida, nos liberta do pensamento caótico, ansioso, inútil e infeliz.

Esta atividade também ajuda a aprofundar a prática meditativa, colocando o Meditador, com gentileza e sem esforço, em contato com o Sagrado presente, o poder do Agora. Quando a mente aprende este atalho (do silêncio) e alcança o presente, pode então descansar e sentir paz autêntica.

 

Vivencie conosco os benefícios do silêncio

O Retiro Travessia acata uma organização milenar de Retiros de Meditação e Silêncio. Esta organização interna e recursos criam condições para uma experiência estimulante, prazerosa, única e possível para qualquer pessoa que a busca. As regras e condução do retiro facilitam sobremaneira a prática natural do silêncio que, para a maioria, se torna bem fácil.

 

Como será a comunicação dos participantes durante o retiro?

É preciso entender que, apesar de o objetivo maior ser a comunicação consigo mesmo, as pessoas comunicam-se, a qualquer momento, com os orientadores por escrito. Mas, durante o Retiro temos um momento importante de partilha que ajuda o participante a compreender e aprofundar o próprio processo. Não é um diálogo, mas uma partilha gostosa, de livre expressão.

O Travessia termina com uma celebração das vitórias e conquistas desta travessia. Na nossa festa final podemos conversar à vontade, inclusive gritar de alegria!

Mesmo as pessoas que tinham no princípio algum receio, em geral, adoram a prática e levam para a própria vida.  Esta experiência não é possível se fazer sozinho ou mesmo num ótimo retiro padrão. Trata-se de uma experiência altamente transformadora – de profundo encontro consigo mesmo (autoconsciência), prazerosa e restauradora de todo o ser.

É uma experiência que não é possível ser explicada racionalmente, apenas quem a vivencia pode entende-la. Para vivenciá-la, com prazer e profundidade, é preciso um voto de confiança, uma entrega à experiência sem muitos questionamentos e racionalizações.

Psicanalista, filósofo, teólogo, professor de Meditação, trainner em PNL e consultor para a TLT-Terapia da Linha do Tempo.

Minhas redes sociais

Existem 12 comentários neste artigo

  1. Debora Soares costa
    5 horas ago

    Tenho interesse em participar desse retiro.Tenho muita vontade de fazer um retiro do silencio.Mas nao sei se no carnaval vou poder ir.Qual é a proxima data?

    Responder
    1. Dr. Toni Luiz Autor
      6 horas ago

      Oi Débora, em breve nossa agenda de eventos e retiros 2018 estará disponível no site.
      Agradeço o contato.

      Responder
  2. Doris Martinelli
    10 horas ago

    Gostaria de saber valores e próximas datas. Grata. Doris Martinelli

    Responder
    1. Dr. Toni Luiz Autor
      1 hora ago

      Olá Doris, entraremos em contato via e-mail. Gratidão.

      Responder
  3. Edilene teixeira
    12 minutos ago

    Olá, gostaria de saber os valores e quando será os próximos retiros. Gratidão

    Responder
    1. Dr. Toni Luiz Autor
      57 minutos ago

      Olá Edilene, nosso próximo Retiro será no Feriado de 1º de maio. As reservas já iniciaram. Entraremos em contato por e-mail. Gratidão.

      Responder
  4. Emilene
    9 horas ago

    boa noite! por favor valores do retiro de 1º de maio e formas de pagamento.
    Grata

    Responder
    1. Dr. Toni Luiz Autor
      3 horas ago

      Bom dia Emilene, vamos mandar as informações para o seu e-mail. Gratidão pelo seu contato.

      Responder
  5. FLAVIO ATARIAN
    2 horas ago

    BOM DIA , Dr. toni luiz !!! Por favor, poderia me enviar o valor e forma de pagamento do proximo RETIRO ? GRATO !!!

    Responder
  6. lenira batista de avila
    13 horas ago

    por favor me enviar o valor e aforma de pagamento dos cursos .grato

    Responder
    1. lenira batista de avila
      13 horas ago

      por favor me enviar o valor e aforma de pagamento dos cursos .grato

      Responder
      1. Dr. Toni Luiz Autor
        8 horas ago

        Olá Lenira, nosso próximo curso acontecerá dia 16/06. Entraremos em contato por e-mail para enviarmos as informações solicitadas. Gratidão.

        Responder

Deixe seus comentários