instituto@institutocienciaeluz.com.br | 11 9 7209 9770

Por que a tradição milenar utiliza o silêncio como técnica?

“A saída para tratar a confusão da mente e retomar a autoconfiança e o próprio poder, está em compreender e seguir uma amorosa disciplina”.  (Dr. Toni Luiz)

 

As dietas higienistas ensinam: “se abster do alimento, de tempos em tempos, ajuda na limpeza e restauração do organismo”.  No que se refere à saúde mental, semelhante também é o “jejum de palavras” (o silêncio deliberado). Ele é fundamental na limpeza e purificação do aparelho mental, dos conteúdos nefastos que nos roubam a paz e a energia vital.

A maioria dos humanos sofre de SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) por estar com a mente projetada na angústia do passado ou na ansiedade do futuro. A prática do silêncio, quando bem compreendida e conduzida, nos liberta do pensamento caótico, ansioso, inútil e infeliz.

Esta atividade também ajuda a aprofundar a prática meditativa, colocando o Meditador, com gentileza e sem esforço, em contato com o Sagrado presente, o poder do Agora. Quando a mente aprende este atalho (do silêncio) e alcança o presente, pode então descansar e sentir paz autêntica.

 

Vivencie conosco os benefícios do silêncio

O Retiro Travessia acata uma organização milenar de Retiros de Meditação e Silêncio. Esta organização interna e recursos criam condições para uma experiência estimulante, prazerosa, única e possível para qualquer pessoa que a busca. As regras e condução do retiro facilitam sobremaneira a prática natural do silêncio que, para a maioria, se torna bem fácil.

 

Como será a comunicação dos participantes durante o retiro?

É preciso entender que, apesar de o objetivo maior ser a comunicação consigo mesmo, as pessoas comunicam-se, a qualquer momento, com os orientadores por escrito. Mas, durante o Retiro temos um momento importante de partilha que ajuda o participante a compreender e aprofundar o próprio processo. Não é um diálogo, mas uma partilha gostosa, de livre expressão.

O Travessia termina com uma celebração das vitórias e conquistas desta travessia. Na nossa festa final podemos conversar à vontade, inclusive gritar de alegria!

Mesmo as pessoas que tinham no princípio algum receio, em geral, adoram a prática e levam para a própria vida.  Esta experiência não é possível se fazer sozinho ou mesmo num ótimo retiro padrão. Trata-se de uma experiência altamente transformadora – de profundo encontro consigo mesmo (autoconsciência), prazerosa e restauradora de todo o ser.

É uma experiência que não é possível ser explicada racionalmente, apenas quem a vivencia pode entende-la. Para vivenciá-la, com prazer e profundidade, é preciso um voto de confiança, uma entrega à experiência sem muitos questionamentos e racionalizações.

23 comentários em “Por que a tradição milenar utiliza o silêncio como técnica?”

  1. Debora Soares costa

    Tenho interesse em participar desse retiro.Tenho muita vontade de fazer um retiro do silencio.Mas nao sei se no carnaval vou poder ir.Qual é a proxima data?

      1. Olá Lenira, nosso próximo curso acontecerá dia 16/06. Entraremos em contato por e-mail para enviarmos as informações solicitadas. Gratidão.

  2. Boa tarde; tenho muito interesse em participar do retiro, preciso saber o valor para o retiro que acontecerá dia 02/03/2019.
    Gratidão
    Rosemeire Pola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima