Silêncio: o segredo para dormir bem e ter paz de espírito

No Japão dormir mal se tornou um drama para o trabalhador, para as empresas e para a Economia do país. “O sono é uma prioridade, não é um luxo”, alertam os médicos japoneses. O silêncio e a quietude podem ser a solução.

 

 

A falta de sono suficiente causa, entre muitas doenças: exaustão crônica, pressão alta, depressão e problemas graves do coração, afetam seriamente a saúde, a produtividade do trabalhador japonês e a Economia do país. As empresas pagam remuneração extra para o funcionário que dorme bem para garantir que eles estejam bem descansados, produtivos e felizes no trabalho.  (Fórum Mundial de Economia)

 

MAU HUMOR, IRRITABILIDADE, HIPERATIVIDADE E BAIXA NA LIBIDO:

Sintomas evidentes do estresse

O estresse é uma doença que afeta o sistema nervoso central fazendo-o disparar alarme falso por todos os sistemas importantes que mantém a saúde do corpo físico. Não dormir agrava ainda mais o quadro de estresse.  A menos que se dê um basta no estresse, a pessoa pode vir a desenvolver enfermidades de difícil solução. Somam-se aos seus sintomas nefastos a fadiga crônica e a perda da concentração que colocam em risco a vida pessoal, social e profissional.

 

A CURA DA ANSIEDADE SEM REMÉDIOS

O habitante dos grandes centros sofre com os ininterruptos barulhos e ruídos externos que aumentam a irritabilidade e a reatividade. Somam-se a isto os ruídos internos incessantes de uma mente que não para de pensar. Não é de se admirar que a pessoa dormirá mal ou terá um sono raso e interrompido. Por outro lado, voltar a dormir bem faz com que a imunidade aumente, as dores físicas diminuam cada vez mais e  a saúde melhore consideravelmente.

Por isso que criar intervalos de repouso na rotina promoverão uma quebra de estado na mente ansiosa e estressada.  Um dos segredos para voltar a dormir bem é iniciar e findar o seu dia com Meditação. Isto mudará, definitivamente, o padrão de sua mente e em pouco tempo você voltará a ter um sono profundo e restaurador.

 

O start da cura vem mesmo com a recuperação do sono. O repouso profundo é a base da saúde plena, assim sempre ensinou a ciência médica. Dormir bem, e profundamente, fará com que o seu próprio corpo produza toda química necessária, e de forma natural, para manter o equilíbrio da saúde. E mais, uma mente em paz enviará esta mensagem para os sistemas nervoso e imunológico que voltarão a se reequilibrar e acreditarão que está tudo bem em seu mundo”.

(Dr. Toni Luiz, psicanalista, filosofo, teólogo e instrutor de Meditação)

 

 

MEDITAÇÃO E A VITÓRIA SOBRE A ANSIEDADE

A meditação é poderosa para promover, de uma vez por todas, a quebra de estado na voracidade da mente do ansioso. Uma vez que a mente aprenda o atalho do silêncio nunca mais ficará perdida em devaneios, ilusões, ansiedades e procrastinação.

 

O ANSIOSO PRECISA REAPRENDER A RESPIRAR

Com a prática a pessoa respira melhor, fica cada vez menos ansiosa,  conseguindo fazer uma coisa de cada vez, sem atropelos. É a vitória sobre a ansiedade! Ademais os respiratórios, que antecedem uma prática meditativa, também são de grande ajuda para desacelerar a mente. Durante a sessão meditativa a respiração continua se autorregulando naturalmente.

 

“Persistindo na Meditação, ao longo dos dias, o praticante experimentará um esvaziamento natural de pensamentos opressores, inúteis e obsessivos, enfim  poderá dormir ´o sono dos anjos´ e sentir paz autêntica”, comenta Sarita de Távora Domingues, professora de Yoga e instrutora de Meditação e uma das idealizadoras do Retiro Travessia de Meditação, Silêncio e Cura Interior.

 

OS ANTIGOS SÁBIOS CONHECIAM A CURA PELO SILÊNCIO 

O silêncio é o supremo alimento da mente. A saída definitiva para este drama do homem moderno é a poderosa Meditação associada a Hesiquia, prática espiritual da antiga sabedoria dos Monges do Deserto. Hesíquia vem do grego e significa Quietude. Hesiquia nutre a mente do sagrado silêncio e a empodera porque a tira da confusão.

Além do mais, esta prática espiritual também apoia grandemente a prática meditativa. Igualmente, a Meditação produz na mente o silêncio de poder curativo. Por isso que a Meditação e a prática de Hesiquia andam de mãos dadas e estão presentes nas grandes tradições meditativas do oriente e ocidente.

 

Meditação e Hesiquia são ferramentas que, dentro de um processo de cura, devem ser conduzidos com técnica, simplicidade, maestria e acima de tudo com muito amor pelo ser humano. É por isso que esta dupla – Hesíquia e Meditação – tem lugar de honra no Retiro Travessia de Meditação, Silêncio e Cura Interior”.    (Dr. Toni Luiz)

 

 

SILÊNCIO, O SUPREMO NUTRIMENTO DA MENTE

Assim como o sólido e o líquido são alimentos para o corpo físico, para funcionar bem, a mente precisa nutrir-se da quietude, do silêncio. Por isso, meditar um pouco todos os dias nutre e fortalece o aparelho mental. Haja visto que os meditadores são seres humanos produtivos, descansados e conseguem administrar com naturalidade suas emoções. Diante de situações estressantes e desafiadoras se recuperam rapidamente e seguem em frente, sem se abalar com as intempéries da vida.

 

AFINAL O QUE ACONTECE NO SILÊNCIO?

O silêncio produzido pela Meditação vai criando espaço entre os pensamentos caóticos, a mente passa a funcionar bem melhor. Por consequência, ela se equilibra passando para o modo “organização”. O silêncio deliberado, ou jejum de palavras, é tão importante e salutar para a mente humana quanto o jejum, de tempos em tempos, é para a saúde do corpo físico. O que seria de um organismo que ficasse o tempo todo digerindo alimentos, sem cessar?  Certamente um corpo assim está a caminho da doença. Assim também acontece com a mente humana, sem descanso e silêncio ela adoece. 

Aprender a aquietar-se, resgatar a capacidade de dormir bem e meditar nunca se tornaram tão vitais e necessários como nos dias de hoje!  As práticas da Quietude (Hesiquia) e da Meditação ajudam, prodigiosamente, qualquer pessoa a desenvolver a atenção no estado de vigília, a intuição, a boa memória, etc.

 

“Somente a resposta de relaxamento, produzida pela Meditação, tem o poder de combater a resposta de alarme disparada pelo estresse.  Nesse sentido, o relaxamento produzido pela Meditação faz o praticante sentir-se cada vez mais bem disposto e bem humorado para viver uma vida com contentamento. Por isso, quem aprende a esvaziar e disciplinar a mente durante o dia logo terá noites de sono profundo e sem interrupção”, garante o Dr. Toni Luiz, diretor do Instituto Ciência e Luz.

 

QUEM SILENCIA PODE SOCORRER PRONTAMENTE O PRÓPRIO CORPO

O silêncio nos ajuda a desenvolver a “escuta de qualidade”. Habilidade importante e desejável nas relações sociais, no relacionamento à dois e, acima de tudo, na comunicação fina e sutil  entre a mente e o coração. Além disso, quem silencia pode também ouvir mais facilmente o próprio corpo e atendê-lo, prontamente, quando ele pede, por exemplo, por repouso ou por uma rápida e importante mudança para hábitos mais saudáveis na dieta.  

 

PORQUE NINGUÉM JAMAIS DEVERIA TEMER O SILÊNCIO

Esta prática não supõe isolamento, não é a mudez que vem da neurose, de quem está em guerra silenciosa com a própria mente. Não!  No Retiro Travessia a pessoa não é colocada em uma solitária, pois isto seria desumano e sem sentido. Pelo contrário, Hesiquia é uma prática amorosa e rica em muitos sentidos, principalmente porque é praticada no calor do grupo.

 

“Ninguém deveria temer fazer um pouco de silêncio de tempos em tempos. O que deveria nos aterrorizar é abandonarmos a mente imersa no estado de ansiedade, no pânico e na depressão. No silêncio e na quietude encontramos a cura, a Sabedoria, o descanso e a paz” Professora Sarita, Hatha Yoga.

 

SILÊNCIO: AUTO SUPERAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO

A prática da Quietude nos torna mais sensíveis, bons ouvintes, ao mesmo tempo nos ajuda a acessar nossa sabedoria interior. O silêncio produzido pela Meditação é poderoso, é divino. Quando praticamos também Hesiquia esta permite o praticante intensificar e aprofundar sua prática meditativa. O Meditador consegue, com gentileza e sem esforço, estar em contato com o Sagrado presente, o poder do Agora. Quando a mente aprende este atalho – do silêncio – e alcança o presente, com toda a certeza conseguirá descansar e sentir paz profunda.

Quem sabe se escutar avança rápido em seu processo de autoconhecimento e cura interior. Quem é capaz de se ouvir também desenvolverá naturalmente a habilidade de escutar o seu próximo, tornando-se uma pessoa agradável em suas relações sociais, mais carismática e compassiva.

 

SILÊNCIO: O SEGREDO DA UNIÃO DURADOURA E FELIZ!

 

Os cônjuges que sabem ficar sozinhos por um tempo – e conquistam o poder do silêncio – crescem em sua comunicação interna e na vida a dois. Quando cada um exercita-se em amar mais e a gostar de estar à sós consigo mesmo, também aprende a respeitar a necessidade do outro de estar a sós por um tempo. É um aprendizado do amor e do respeito do próprio espaço, e do espaço do outro.

 

“A consequência é um crescimento na unidade do casal com uma comunicação mais consciente e terna, e revitalização da relação à dois. Este é um dos importantes segredos da vida conjugal feliz.” (Dr. Toni Luiz)

 

Gostou deste artigo? Lembre-se de curtir, fazer comentários, perguntas e compartilhar com as pessoas que você ama.

 

 

Psicoterapia com Regressão de Memória – Hipnose – Yoga – Yogaterapia – Retiros de Meditação, Silêncio e Cura Interior na Fazenda –  Curso de Introdução à Meditação – Grupo de Prática Quinzenal de ‘Meditação para Empoderamento’ – Atendimentos em Coaching de Vida, Profissional e de Alma.

Há mais de 20 anos construindo pessoas felizes, focadas e resilientes.

Psicanalista, filósofo, teólogo, professor de Meditação, trainner em PNL e consultor para a TLT-Terapia da Linha do Tempo.

Minhas redes sociais

Existem 2 comentários neste artigo

  1. Marly Moura
    17 horas ago

    Muito interessante, gostaria de aprender a ter essa disciplina, para dormir quantica certa, fazer alimentação correta, meditar… entendo que a saúde do corpo e da mente é o caminho da felicidade.

    Responder
    1. Dr. Toni Luiz Autor
      9 horas ago

      Olá Marly, a disciplina é algo que desenvolvemos com o tempo, mas você está no caminho certo: alimentação, descanso, meditação e o cuidado com o corpo e a mente são essenciais para uma vida saudável e feliz.

      Responder

Deixe seus comentários