05 razões para participar de um Retiro

A base da saúde é o descanso”, sempre ensinou a Ciência, desde tempos imemoriais. O Retiro é uma proposta para uma pessoa se tratar da forma mais natural possível, por meio de práticas saudáveis como: Meditação,  alongamentos gentis do Yoga, caminhadas tranquilas na natureza maravilhosa e os respiratórios que tranquilizam e desaceleram a mente.

Participar de um retiro de Meditação e Silêncio tem um forte impacto de transformação na vida de uma pessoa. Sendo esta uma experiência que afetará, positivamente, toda a sua existência. As práticas e vivências saudáveis durante o retiro provocam uma radical mudança de estado, de hábitos nocivos e livra o participante dos condicionamentos obsessivos que estancam a mente e o livre fluir da vida, beneficiando a saúde do corpo e da alma.

As pessoas que já participaram relatam uma significativa melhora do sono já durante o retiro. Relatam também grande melhora no quadro de dores estranhas e persistentes (fibromialgia). As práticas do Yoga ensinam a pessoa a trocar a desagradável memória da dor pela memória do descanso e do relaxamento.

Quem não tem tempo, agora, de cuidar da mente e do corpo, precisará arrumar tempo, no futuro, para cuidar da doença.

 

01. Recarregar as baterias e clarear a mente

Não somos máquinas, somos pessoas humanas e precisamos saber parar.

O Retiro de Meditação e Silêncio foi feito para nos revitalizar, recarregar as baterias, é como em perfeitas férias! É um presente de um tempo de qualidade para você se cuidar de forma integral, ou seja, corpo-mente-espírito.

Muitos, de maneira enganosa, acham que só têm valor pelo que fazem, ou pelo muito fazer, e nunca descansam. Quem vive assim está sempre tenso e perde a capacidade de relaxar porque fazem demais, correm demais e se sobrecarregam.

A vida passa e a pessoa nunca consegue reservar/priorizar um tempo para si mesma, para reorganizar sua mente e emoções. Acabam doentes, com cansaço crônico, crises de ansiedade, estresse, distúrbios do sono etc. –  perdendo assim o sentido e o gosto de viver.

Participar de um Retiro é chave preciosa para uma mudança radical onde você vai inspirar-se e recarregar suas baterias. É uma programação amorosa com atividades que descansam, tranquilizam, clareiam a mente e trazem bom ânimo e disposição. Mais descansada, a pessoa consegue raciocinar com clareza, se organizar emocionalmente e mentalmente.

 

02. Aprender a fina arte de aquietar e silenciar o seu aparelho mental

Nos grandes centros as pessoas sofrem e se perturbam com o excesso de barulhos. Quando somos expostos constantemente à muitos ruídos, a mente adoece e o sistema nervoso entra em desequilíbrio. Os barulhos e ruídos externos são danosos e fazem sintonia também com os ruídos internos e incessantes da mente.

Bem pior que o barulho que vem de fora, são aqueles ruídos de uma mente que não dá tréguas, que pensa de forma compulsiva. Você vai aprender a fina arte de aquietar e silenciar o seu aparelho mental. Se você sofre de insônia, alegre-se porque você vai aprender uma técnica eficaz que ajuda a desligar o cérebro para um sono profundo, contínuo e reparador.

Felicidade

A ninguém foi dado o poder de roubar a tua alegria, cuide dela com carinho, com muito carinho!” 

(Dr. Toni Luiz)

 

03. Reprogramar a mente e a vida

Muito se falou sobre reprogramação mental nas últimas décadas. Porém, o que quase ninguém se lembrou de dizer é que a Meditação, praticada regularmente, promove a mais natural e automática reprogramação da mente. A maioria das pessoas sofre de SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) por estar com a mente projetada na angústia do passado ou na ansiedade do futuro.

Mauna, o jejum de palavras

Esta prática do silêncio, ou jejum de palavras, quando bem compreendida e conduzida, nos liberta do pensamento caótico, ansioso, inútil e infeliz. As técnicas de concentração, foco e do silêncio levam ao sagrado estado meditativo, que a antiga tradição diz ser “o estado de graça” da mente humana.

A Meditação deixa a mente no estado receptivo e adequado para a reprogramação de conteúdos novos e felizes. Para você que sempre quis conhecer uma ferramenta eficaz para reprogramação, o retiro de meditação representa uma oportunidade única para se atingir este objetivo.

 

04. Desenvolver com rapidez a inteligência emocional

Quem sabe silenciar nunca é “pego de calças curtas” e não sofre com a reatividade. Dominando a prática meditativa, você não andará mais na vida despreparado emocionalmente e psicologicamente, ou seja, as situações não te “pegarão de surpresa”.

Você conquistará o autodomínio da mente e das emoções por meio das práticas de foco e concentração que vão lhe dar força mental, paz, equilíbrio emocional e o devido preparo e tranquilidade diante de situações desafiadoras. Com o silêncio e a paz que se instalam, prepare-se para dar adeus à reatividade que tantos problemas nos causam. As suas respostas emocionais passarão a ser tranquilas e mais assertivas na solução de situações difíceis.

Você está passando por alguma crise?

Crises sempre existiram e esta que você pode estar atravessando também vai passar. O importante é refletir: “como atravesso uma crise? Como fico depois que a tempestade passou?” O que sobra é estresse, pânico, solidão, problemas emocionais, cansaço, doenças?

Num Retiro de Meditação e Silêncio você aprofundará o autoconhecimento para compreender e jogar luz nas crises passadas e ter recursos internos para lidar com as atuais. Ninguém vai para uma guerra sem treino. É um processo de cura que vai lhe ajudar a sedimentar recursos internos para atravessar e sair bem de qualquer crise futura.

 

05. Curar a ansiedade e florescer a paz

Todo mundo sonha com a paz interior e a cura da ansiedade sem remédios!

É amorosa a programação de um retiro de meditação e silêncio. Somente uma amorosa disciplina pode tirar a mente do caos do pensamento desordenado e da ansiedade. O ansioso precisa reaprender a respirar, treinar fazer uma coisa de cada vez, se lembrar que tem um corpo e que ele precisa se alongar e respirar.

A cura do pensamento acelerado e ansioso é possível por meio das práticas de concentração, das técnicas calmantes de respiração e dos alongamentos gentis do Yoga. As práticas vão lhe ajudar a imprimir, finalmente, um ritmo tranquilo e saudável no seu dia-a-dia. A mente é maravilhosa!

Depois de passar por esta iniciação na Meditação, você vai sentir-se feliz com a sua mente e com tudo que ela consegue fazer de forma tranquila, planejada, eficaz e produtiva. Você  vai conquistar seus objetivos a partir da sonhada paz interior!

Meditação e alguns de seus inúmeros benefícios

A meditação nos auxilia no combate do medo, da insegurança, da insônia, da depressão e da ansiedade, ao promover relaxamento profundo e colocar o praticante em contato direto com o seu Eu mais profundo, permitindo o autoconhecimento, e um empoderamento da grande força interior, antes adormecida.

Citamos aqui alguns entre seus incontáveis benefícios:

Autoconhecimento genuíno, resgate da força interior, mais capacidade de relaxar diante de situações de estresse, a cura do sono e aumento da capacidade imunológica, combate eficaz da depressão, ansiedade, hiperatividade, combate eficaz da insônia e da dor crônica, combate da hipertensão arterial, aumento do foco e atenção, reflexo e estado de presença, melhora rápida  da concentração e memória, mais autoestima e confiança na própria capacidade mental.

 

Retiro Travessia

O Retiro Travessia acontece desde 1999 e tem como objetivo permitir que toda e qualquer pessoa possa acessar o lado extraordinário da mente, aquele no qual estamos em pleno contato com nosso Eu, fazendo verdadeiramente a Travessia do mundo exterior para o mundo interior.

Para participar do Retiro Travessia oferecido pelo Instituto Ciência e Luz não é necessário ter prévia experiência com a Meditação. O Retiro representa uma oportunidade ímpar para você aprender  e/ou aprofundar sua prática meditativa, vivenciando-a em várias sessões ao longo do dia, variando entre meditação sentada, em passos lentos, em movimento, ao ar livre, além dos encontros breves de ensinamentos. 

O participante sairá desta experiência entendendo o poder da prática meditativa em sua vida. Ambos os experientes na caminhada com a Meditação, bem como os principiantes, se beneficiarão sobremaneira desta imersão no universo da Meditação.

 

Yoga Meditativo no Retiro Travessia

Alonga o corpo, aquieta a mente, alonga a vida!

Terapêutico e Meditativo: uma gentil prática de Yoga que é também uma gostosa terapia corporal. Sem exageros e respeitando, carinhosamente, o seu corpo, a sua coluna. Prática primorosa que promove imensos benefícios à saúde com grande impacto à nível físico-psico-emocional-espiritual. Os alongamentos gentis são revigorantes: acordam o corpo, geram bem-estar e alegria de viver, tratam as dores persistentes.

Você não precisa ter prévia experiência com a prática de Yoga. As posturas são fáceis e fortalecedoras. Você vai voltar a sentir-se bem e confortável com o seu corpo. Os alongamentos fortalecem, descansam, trazem equilíbrio, trabalham a flexibilidade da coluna e elevam a autoestima.

 

Respiratórios tranquilizantes do Yoga. Baixando a ansiedade. Enfim, voltando a dormir bem!

As técnicas respiratórias despertam calma, paz, serenidade e baixam a ansiedade ajudando o praticante a dormir melhor, potencializados pelas posturas do Nidra Yoga (Yoga do sono). O Nidra Yoga descansa, trata os distúrbios do sono e traz energia renovada. Você vai também aprender uma técnica para desligar o cérebro para um sono contínuo e restaurador.

 

A Natureza exuberante é o cenário do Retiro!

Os locais escolhidos para a realização do Retiro Travessia são sempre áreas rurais de exuberante beleza e uma riquíssima fauna e flora. Isso nos permite contemplar a obra da criação estando em contato com o universo que nos rodeia.

Os momentos de meditação contemplativa tornam-se especiais nos locais escolhidos pela equipe do Instituto Ciência Luz para a realização do Travessia. São eles: a Fazenda Betânia, a Fazenda Emaús e o Centro de Espiritualidade Mary Ward.

Participe das próximas edições do Retiro Travessia acessando nossa agenda.

Psicanalista, filósofo, teólogo, professor de Meditação, trainner em PNL e consultor para a TLT-Terapia da Linha do Tempo.

Minhas redes sociais

Deixe seus comentários